Muito conhecida por Ilha da Magia, Florianópolis com certeza está entre os lugares mais lindos do Brasil. As belezas naturais de Florianópolis encantam a todos. Além de muitas atrações, como a tranquila Lagoa do Peri.
O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. O arquipélago é formado por 46 ilhas. 32 pertencentes ao município, com mais de 100 praias distribuídas pelas ilhas e o continente.
A cidade tem uma população de 516 524 habitantes e é o segundo município mais populoso do estado (após Joinville) e o 48º do Brasil, segundo o IBGE. É conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E se destaca também, pelo alto poder aquisitivo da população, já que a renda mensal é de 4,7 salários mínimos.
Vilarejo, turismo e muita magia:
Muitos pescadores comerciais pequenos povoam a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade.
A capital de Santa Catarina reúne mistérios e lendas a mais de 6 mil anos, com as artes rupestres, passando pelos registros indígenas, até chegar nos contos e lendas de bruxas e magias de Franklin Cascaes, contados pelos antigos moradores da região.
As bruxas estão presentes no folclore de Florianópolis e há quem diga que elas vivem em meio à população e pregam peças nos pescadores. Isso tudo contribuiu para o apelido que a cidade leva hoje em dia.
Lendas e atrações turísticas mais famosas:
O bairro de Ratones é conhecido como lar de lobisomens. A história é de que uma mulher casada que sempre era atrapalhada por um cachorro quando ia dar banho no seu filho à noite, horário em que o marido não estava em casa. Um dia, ela se irritou e bateu no cachorro, que a mordeu e arrancou um pedaço da sua saia. No dia seguinte, ela viu os fiapos da saia entre os dentes do marido e, assim, a maldição foi quebrada.
Segundo a lenda, as bruxas resolveram fazer uma grande festa no bairro de Itaguaçu, mas não convidaram o diabo. Com raiva, ele teria transformado todas elas em pedra, que estão até hoje no mar e vivaram atração turística.
Com muitas outras lendas e guardando segredos de criaturas magicas, é assim que a ilha atrai turistas que buscam relaxar e se aventurar em lugares novos. Confira os pontos turísticos mais famosos de Florianópolis que você precisa conhecer:
Dunas da Joaquina:
É o passeio ideal para quem gosta de aventuras e esportes radicais. Fica localizada na Praia da Joaquina, e é a maior duna de areia de Florianópolis.
Com um cenário ao fundo que deixa qualquer um de queixo caído, o mar azulzinho é incrível e ideal para curtir o dia e observar o pôr do sol!
Fortaleza de São José da Ponta Grossa:
Conjunto arquitetônico circulado por muralhas de pedra, cercadas por um mar azul sem impressionante, o local abriga o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina, construído pela Coroa Portuguesa durante o século XVIII e é um complexo de construções em ruínas, formado pela Casa do Comandante, construção de dois pavimentos; o Paiol da Pólvora e a Capela dedicada a São José.
Para quem gosta de conhecer lugares históricos, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um daqueles passeios imperdíveis.
Mercado Imobiliário:
Em 2018, a capital foi uma das poucas cidades do país que fecharam o ano com alta nos preços de venda dos imóveis, segundo o Índice FipeZap. E nos últimos 10 anos, a região teve um aumento de 33% no número de habitantes, o maior resultado entre as capitais brasileiras.
Em 2022, o cenário é outro. A procura por imóveis na ilha cresceu bastante.
Tudo isso é reflexo de um período de grande aquecimento do mercado imobiliário no Brasil. O cenário, realmente, foi bastante favorável para o setor de imóveis. A maior adoção do home office apontou a necessidade de mudança, ao passo que a política de redução das taxas de juros entre 2020 e 2021 ofereceu melhores condições para a compra.
São muitos os pontos que influenciam a procura por imóveis na ilha e a vontade de muitos em se mudar para Florianópolis. Além do contato com a natureza, a qualidade de vida e os pontos turísticos, a localização é um fator primordial.
Na Ilha, você pode morar perto das praias do Norte, como Canasvieiras e Jurerê, do sul, como Campeche e Armação, ou do Leste, como Barra da Lagoa e Joaquina. Esse é um dos principais benefícios de viver nessa região, pois você terá diversas opções de lazer perto da sua casa.
Para completar a ótima localização, na Ilha se encontram três shoppings e duas universidades públicas: a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), que fica no bairro Itacurubi, e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no bairro Trindade.
Conheça nessa matéria do Blog Leardi, os bairros mais caros da capital e muitas outras curiosidades.
Ficou com vontade de comprar um imóvel na Ilha da Magia e viver a vida mais tranquila? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail